Nossos Compromissos

Segurança, Qualidade e Agilidade

Atendimento

(51) 9 94203773

Notícias

Publicado em 08 de agosto de 2014

Profissional certificado

A certificação pessoal agora é obrigatória em Acesso por Cordas

Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 30 de abril, a portaria 593 que insere o anexo de Acesso por Cordas na Norma Regulamentadora Nº35, denominado Anexo1, e torna obrigatória a certificação dos profissionais que atuam na atividade.

Com isso, empresas de diversos setores da indústria têm o prazo de até seis meses (até o fim de outubro) para se adequarem aos novos requisitos da norma.

O Anexo1 define Acesso por Corda como sendo a técnica de progressão com o auxílio de duas cordas (uma como mecanismo de acesso e outra como segurança), sem considerar as atividades recreacionais, esportivas e turísticas de aventura; os serviços de arboricultura e os atendimentos emergenciais de resgate.

Segundo Marcelo Neris, gerente do CEQ Abendi, “a aplicação desse método por parte dos profissionais que atuam na Construção Civil, Manutenção Predial, Estruturas Metálicas e Transmissão de Energia, por exemplo, após uma análise de risco, pode apresentar vantagens em relação a outras formas tradicionais de acesso, como os andaimes”.

A NR 35 fala que a atividade deve ser desempenhada “por trabalhadores certificados em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes de certificação de pessoas”. No Brasil, a norma em questão é a ABNT NBR ISO/IEC 17.024, que estipula o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como um Organismo Acreditador Nacional e a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) como um Organismo de Certificação de Pessoas acreditado pelo Inmetro.

Os exames de certificação dos profissionais dessa área seguem a ABNT NBR 15.475 e pressupõem o atendimento de pré-requisitos relacionados à escolaridade, aptidão física e experiência profissional.

A certificação, de acordo com a referida norma, trabalha com exames teóricos e práticos para três níveis de qualificação profissional (Nível 1, Nível 2 e Nível 3), e possui validade de três anos.

Pela Abendi, as provas podem ser realizadas nas Instalações Externas habilitadas pelo CEQ Abendi, localizadas em de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Canoas (RS), Votorantim (SP) e Rio das Ostras (RJ).

Confira, abaixo, como obter sua certificação ou se recertificar.
 

Introdução

Esta técnica é aplicada em atividades que se encontram em locais elevados ou ambientes confinados, por exemplo, nos serviços de inspeção, montagem, fabricação, manutenção e operação de estruturas metálicas, pontes, navios, plataformas de petróleo, vasos de pressão, fornos, caldeiras, chaminés, geradores de energia eólica, flares, termoelétricas, hidrelétricas, torres (energia, telefônica, rádio, televisão), limpeza de fachadas de prédios, colocação de banner, levantamento geotécnico, poda e tratamento de árvores, entre outros.

Voltar

LOTTICI ACESSO POR CORDAS

Rua Ana Nery 86
Rio Branco - CEP 92200-250 
Canoas, RS - Brasil

(51) 9 94203773

Todos os Direitos Reservados para LOTTICI - Acesso por Cordas

Produzido por LEO SCHWEITZER - Estratégias Digitais